EULÁLIA: A "Boa palavra" ou O QUE ARTE CURA

EULÁLIA: A "Boa palavra" ou O QUE ARTE CURA
Divulgação de um caminho: A Escrita Cura Criativa

quarta-feira, 7 de maio de 2014

O MEU CORRETOR ORTOGRÁFICO

                                                                     endicottdesigns



Fiquei cansada de lutar com ele. E pensando bem, não encontro razão para o fazer. Ao fim e ao cabo, é com ele que convivo todos os dias, tornou-se uma espécie de alter-ego. Até ao ano passado, ainda tinha a obrigação institucional de me adaptar ao acordo, enquanto professora, por causa dos alunos. Ficou-me o tique.

E como o meu corretor aceita umas novidades do acordo e discorda de outras, fico sempre na dúvida se hei-de concordar com o corretor ou com o acordo. É uma luta infinda. Como sou escritora e escrevo muito, é uma luta permanente. Mas o meu corretor ajudou-me. O material, como dantes ouvia dizer os grandes, tem sempre razão. Observando o seu comportamento, foi claro que se um simples corretor que não chega aos calcanhares dos humanos se dá ao luxo de ter caprichos e incoerências, porque não os hei-de ter eu? Se até sou uma mulher livre, uma vez que me divorciei do Ministério da Educação?! É verdade que lhe pago uma considerável pensão de alimentos, mas pronto, é o preço pela minha liberdade. 
Assim, baixei os braços, desisti da luta com esta entidade que me sublinha as palavras de vermelho segundo a inspiração do momento, e vou passar a escrever as palavras como bem me apetecer. Criando, em parceria com o meu corretor, o meu próprio acordo ortográfico. É que posso estar em desacordo com todos os acordos, mas comigo terei de concordar sempre. Mesmo na incoerência. Mesmo na imperfeição. Porque tenho toda a vantagem e interesse em dar-me bem comigo. E não há acordo e já não há Ministério nem sereia que me convençam do contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como cheguei aqui, alguns dados:

Licenciada em Literatura Românica, lecionou em várias escolas de Lisboa, nomeadamente nos últimos 14 anos da sua carreira na Escola Secundária Artística António Arroio.

Foi orientadora de estágio pedagógico (Português/Literatura) durante dez anos em várias escolas.

Desde 1994 começou a publicar romance, novela e conto (cerca de 17 publicações, até hoje) , de que destaca: A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro e O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL.

Foi também premiada na poesia pela Sociedade de Língua Portuguesa.

Tem escrito artigos sobre outras artes, crónica, teatro, canção, ópera, cantata e musical e para dança. Colaboração com os compositores Paulo Brandão, Jorge Salgueiro e Amalgama Companhia de Dança.

Orientou escrita criativa na Associação Agostinho da Silva e tem conduzido workshops nesta área no festival internacional UnityGate, pontes entre o Oriente (a partir de Macau) e o Ocidente organizado pela Amalgama.

Na sequência de cerca de vários anos de aprofundamento em “Rebirthing”, fez formação nesta área na Escola Luso-Brasileira Marinélia Leal, e vem exercendo esta terapia desde 2011.

Fez ainda formações com: Leonard Orr, Bob Mandel, Fanny Van Laere e Sondra Ray.

Em 2014 fez formação em TACA com Bob Mandel.

Concebeu, criou e coordena o Curso “Cuidar” a funcionar na ESMTC, onde leciona as disciplinas de “Rebirthing e uma nova disciplina totalmente inédita :“Escrita Cura Criativa” que alia a sua vertente de curadora com a sua experiência de professora de literatura e escritora. Leciona duas das oito áreas de que se compõe o curso.

Com os seus alunos (na escola e nos cursos que vem ministrando) veio espontaneamente a apurar a sua experiência e prática de ensino da Escrita numa perspetiva ao mesmo tempo Criativa e Curativa, num formato absolutamente inédito e original em que as suas vertentes de terapeuta, escritora e professora estão presentes.

Fez ainda formações em outras áreas terapêuticas, diferentes, mas complementares:

Lise Bourbeau (Écoute ton corps), Rowland Barkley (As 12 fitas do DNA), Maria Flávia Monsaraz (1º ano de Astrologia do Quiron), Paulo Guerra (Astrologia Cármica), Jornadas de Medicina e Espiritualidade, Isabel Ferreira (Um curso em Milagres), Luísa Sousa Martins (Zen-shiatsu), Wong Kiew Kit e Deolinda Fernandes (Qi-Gong).

Em 2011 concluiu os Seminários I, II e III em Cura Reconectiva e Reconexão com o Dr Eric Pearl, sendo terapeuta certificada em cura Reconectiva e Reconexão.

Mantém um blogue literário:

http://aluzdascasas.blogspot.com/

outro de divulgação terapêutica:

http://diz-mecomonasceste.blogspot.com/

e ainda um site:

http://risoletacpintopedro.wix.com/risoletacpintopedro